segunda-feira, 5 de maio de 2008

Vamos Refletir?

Texto apresentado por Rosária no encontro do dia 04/05/2008

O que é o MEJ?

É o Movimento Eucarístico Jovem que propõe-se a levar os jovens para o serviço da Igreja, isto é, para o apostolado, participando e colaborando na salvação do mundo. É um movimento eclesial, uma reunião de jovens que vivem o Evangelho, escolhendo a EUCARISTIA como projeto de vida para assumir e construir, com Cristo, um mundo novo.

Qual a Espiritualidade do MEJ?

Os membros do MEJ esforçam-se por conhecer internamente a pessoa de JESUS e viver seu estilo de vida, por meio da experiência pessoal e comunitária de oração, discernimento e serviço. E procuram estar unidos a Ele especialmente celebrando, na EUCARISTIA, o memorial de sua vida, morte e ressurreição.

Esforçam-se, portanto, em fomentar os mesmos sentimentos do Coração de Jesus para mais amá-lo e segui-lo, visando colaborar para construir seu Reino no mundo jovem, nos lares, no trabalho, na sociedade.

Quais são os objetivos e como atingir os objetivos do MEJ?

O objetivo do MEJ é o encontro de Jesus no Evangelho e na Eucaristia e o acompanha na Missão. Seu lema, portanto, pode exprimir-se nestas palavras: ORAÇÃO, EVANEGELHO, EUCARISTIA, MISSÃO.

O que é a ORAÇÃO para o MEJISTA?

A oração é algo vital. Oração pessoal contemplando a pessoa e os mistérios de Cristo. É nos momentos de contemplação que nos afeiçoamos à pessoa de JESUS, oração temperada pelo Espírito Santo, sempre presente na Igreja e no coração dos fiéis. Oração também a Maria, especialmente na reza dos mistérios do Rosário. A exemplo dela nos colocamos integralmente a serviço de seu Filho.

O que é o EVANGELHO para o MEJISTA?

O compromisso com uma pessoa muito especial e muito querida: JESUS de Nazaré, o Amigo de todas as horas que ama as crianças, adolescentes e jovens a Palavra que devemos ouvir e vivenciar, o Mestre que nos envia a evangelizar, o Coração que ensina a amar como Ele ama. Para amar e evangelizar como o Coração de Jesus é necessário ficar na escuta de sua Palavra, tentando imitar suas atitudes.

O que é descobrir a Eucaristia para o MEJISTA?

É fazer de toda sua vida uma oferenda. Tudo receber para tudo dar. Eis a intuição eucarística do MEJ: Doar-se segundo o exemplo de Jesus Cristo que se doa, que partilha a mesa, que reparte o pão e sua vida no mistério eucarístico. Doar-se no oferecimento diário, nos gestos cotidianos, nas celebrações, na missão. “Eu sou a videira e vós os ramos. Quem permanece em mim, como eu nele, produzirá muito fruto. Separados de mim nada podeis fazer”.

Qual é a Missão dos MEJISTA?

O MEJ quer ajudar os jovens a fazer a ligação entre sua fé e sua vida, e a engajar-se na comunidade ou no ambiente onde vivem. O MEJ é um movimento apostólico. Nasceu do impulso missionário de jovens estudantes que desejavam colaborar para o crescimento do reinado de Cristo. Essa colaboração poder ser feita em dois níveis:

Primeiro: Por meio da oferenda diária de nossas orações e atitudes, nossas obras, nossa vida para a salvação do mundo.

Segundo: por meio do testemunho e da ação. Um grupo fechado em si mesmo pouco a pouco transforma-se numa panelinha e acaba por morrer. O membro do MEJ é estimulado a alargar os horizontes, abrindo os olhos para sua escola, seu ambiente de trabalho, sua comunidade, sua cidade e a descobrir como pode colaborar para ajudar os outros, especialmente o mundo do jovem. Ser testemunha significa manifestar aquilo que se vive, abrir-se para tentar responder aos apelos dos irmãos mediante gestos concretos a favor daqueles que vivem próximos do próprio ambiente.

O MEJ É PORTANTO:

MOVIMENTO EVANGÉLICO: Os membros do MEJ lêem a Palavra de Deus, se confrontam com esta Palavra e se empenham com alegria em viver o Evangelho para continuar, em sua própria vida, a vida de Jesus Cristo.

MOVIMENTO EUCARÍSTICO: Os jovens do MEJ partem o pão junto com JESUS e querem fazer de sua vida uma Eucaristia, fazendo seus os sentimentos e os gestos de JESUS pela salvação do mundo.

MOVIMENTO APOSTÓLICO: O membro do MEJ toma consciência de que é enviado por JESUS (o 13º apóstolo) e fica feliz de continuar, no mundo, a missão de JESUS para a construção de um mundo novo.

Nenhum comentário:

CHAT - by google lively